Destaque

Festivais de Verão e a Loucura dos Brindes

Aproximam-se os Festivais de Verão e com eles a já conhecida Caça aos Brindes!

As multidões aguardam ansiosamente à entrada dos recintos, horas antes da abertura, para garantir que conseguem as melhores ofertas. As raparigas trocam as pequenas malas por mochilas já a pensar na quantidade de brindes que vão colecionar.

Começa o frenesim e os concertos estão a horas de começar, neste espaço de tempo entre a abertura das portas e o início dos espetáculos, quem recebe todas as atenções são os promotores!

 

O efeito Millennial

É certo que o merchandising é já uma estratégia antiga, muito utilizada pelas empresas, mas a verdade é que a nova geração colocou os brindes num pódio nunca antes alcançado. Capaz de aguentar horas nas intermináveis filas para recolher brindes, este nicho não desiste de levar alguma coisa consigo, nem que seja para recordação.

E uma boa oportunidade para as marcas é que os millennials registam tudo, estão sempre com a câmara do telemóvel pronta a disparar e partilhar. Nestes dias as redes sociais enchem-se de hastags e de fotografias de festivaleiros cobertos de logotipos, nas quais a sua marca pode constar, chegando a mais pessoas do que aquelas presentes no festival.

Mas para ser merecedor de publicidade nesse mundo digital precisa de um brinde diferenciador, que se destaque no meio de tantos outros. Como é que consegue alcançar isso? Apostando numa oferta inteligente!

 

Em que brindes apostar?

Os mais adorados pertencem às marcas de telecomunicações e de bebidas, porém, muitas outras marcas, seja de produtos ou de serviços, têm estado cada vez mais presentes nos festivais de música para se promoverem. Os brindes preferidos dos festivaleiros são as t-shirts, sweatshirts e acessórios para o telemóvel. No entanto, considera-se que a estratégia mais inteligente a adotar é oferecer um brinde que esteja, de certa forma, relacionado com a sua marca, para que as pessoas o recordem com maior facilidade.

Brindes que completem o outfit de festival também fazem sucesso e costumam ser merecedores de fotografias. Dica: O chapéu de palha é um must have em qualquer festival!

 

Ideias criativas num objeto comum

Existem triliões de possibilidades de merchandising e por vezes as mais atrativas têm custos mais elevados, não representando as escolhas mais vantajosas.

Assim, o melhor é ser criativo! Escolha um produto dentro do seu orçamento e torne-o original. Não coloque apenas o seu logotipo, siga as tendências, utilize uma frase engraçada, por exemplo, e verá que o seu brinde será mais procurado.

Os hastags, têm sido também uma estratégia bastante utilizada pelas empresas para marcar presença nas redes sociais. Crie um e coloque-o no brinde, os festivaleiros farão o resto!

Como entregar?

Hoje em dia, já não se compra um bilhete para um festival só pela música, vai-se pela experiência, palavra que tanto impacto causa. Não é por acaso que os bilhetes para os festivais esgotam muito antes de se conhecer o cartaz na sua totalidade. As pessoas não querem apenas estar lá, querem fazer parte da experiência.

As marcas patrocinadoras dos festivais têm um papel ativo neste tema. Não facilite na hora de entregar o seu brinde, lance desafios! Isto fará, não só que proporcione uma história para contar, como as pessoas passam mais tempo com a sua marca e se divertem com ela, associando-a a momentos felizes.

Em relação ao espaço físico, existem várias opções. Um grande expositor, que encha as vistas, se o orçamento o permitir, as conhecidas barraquinhas mais pequenas ou até ter apenas alguns promotores a distribuir o seu merchandising.

 

Seja qual for a sua escolha, o importante é estar presente e ser diferente!

Palhinhas ecológicas

Foi nos anos 50 que as palhinhas se tornaram mais comuns. Pensava-se serem indispensáveis na maior parte de restaurantes, no entanto a grande maioria já (…)