Destaque

Brindes Sustentáveis de Cortiça

“Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente.”
Sivaldo Filho

 

“Sustentabilidade” é uma das palavras mais proferidas no século XXI. Muito se ouve sobre este tema, quase sempre de forma aflitiva e com muita pressa em agir. A natureza precisa de ser preservada e cabe a cada ser humano desempenhar essa função.
Também as empresas devem ter um papel ativo nesta missão, tornando-se num exemplo a seguir e conseguir, de certa forma, mudar mentalidades.

É sabido que que os brindes promocionais são uma ferramenta publicitária essencial à estratégia das empresas. Mas por que não dar uma pausa aos brindes mais comuns e optar por um artigo ecofriendly? Existem várias ideias de brindes sustentáveis que serão um sucesso aquando a promoção da sua marca. Artigos ecofriendly são hoje vistos como um conceito estratégico diferenciador, adotado por muitas empresas, que além de promoverem a sua marca através de merchandising sustentável, transmitem uma identidade amiga do ambiente, construindo assim um posicionamento green.

E que brindes sustentáveis é que eu posso utilizar? Qualquer um que seja produzido com cortiça é uma excelente ideia!
A cortiça é uma matéria-prima 100% vegetal e que está presente nos mais variados artigos, sendo uma opção inovadora e moderna.
Quer saber mais sobre este material?

 

5 curiosidades sobre a cortiça

1. A utilização da cortiça é bastante antiga. Foi usada pelas civilizações Egípcias e Romanas e também pelos monges medievais, em utensílios náuticos, palmilhas, no revestimento de telhados, tetos e paredes, e em tantas outras utilidades.

2. O sobreiro é a única árvore cuja casca se autorregenera. A cortiça é extraída dos sobreiros, sem nunca prejudicar, cortar ou danificar a árvore. Aliás, o sobreiro é uma árvore protegida por lei, sendo considerado crime com pena de multa, deixá-lo morrer. É ainda considerado símbolo nacional, tal como a bandeira e o Hino.

3. Portugal é o maior produtor desta matéria prima no mundo inteiro, estando a sua produção concentrada maioritariamente no Alentejo.

4. Já foi testado um protótipo de máquina para a extração de cortiça, porém são ainda necessárias algumas melhorias para conseguir substituir as mãos do Homem. Este continua a ser um trabalho manual que passa de geração em geração.

5. Só é possível produzir rolhas a partir da terceira extração, pelo que nos primeiros dois descortiçamentos, a cortiça é utilizada na produção de outros artigos, sendo os brindes um exemplo.

 

Ficou tão encantando com este material como nós? Clique aqui e explore algumas possibilidades de brindes feitos com cortiça para utilizar nos seus artigos de merchandising.