Destaque

5 passos para escolher o brinde ideal

Apostar em merchandising é uma decisão fundamental para qualquer empresa que queira melhorar a sua estratégia de marketing. Oferecer brindes não só humaniza a sua marca como permite que ela chegue ao seu público-alvo, marcando uma posição na memória do consumidor.

Contudo, deve considerar alguns pormenores antes de escolher o brinde que vai oferecer, pois ele irá passar uma mensagem sobre a sua marca, garanta que passa a mensagem certa. Os brindes não são distribuídos apenas para a empresa ficar “bem na fotografia”, é essencial entregar o brinde adequado ao tipo de cliente que quer alcançar, para que haja retorno do seu investimento.

Antes de escolher o seu brinde, sigas 5 passos essenciais que farão uma grande diferença na sua estratégia.


1)  Quem é o meu público-alvo?

Muitas vezes as empresas preocupam-se tanto em vender que se esquecem de definir o seu público-alvo. Claro que vender muito é ótimo, mas se tivermos o nosso target bem estruturado conseguimos tomar decisões mais acertadas. 

Ao saber o tipo de clientes que é mais propício à compra do nosso produto conseguimos posicionar-nos de forma a que eles venham ter connosco. 

O brinde que vamos oferecer deve estar adequado ao nosso cliente. Se tenho uma empresa de vinhos, provavelmente o meu público-alvo serão adultos do sexo masculino, não fará sentido oferecer um brinde infantil por exemplo.


2)  Qual é o meu objetivo?

O brinde que distribuir terá o seu logotipo estampado. Certifique-se que o mesmo transmite a identidade e valores da sua marca. Deve agradar a quem o recebe mas também deve ter em conta que o brinde está adequado ao seu negócio.

Estruture muito bem o objetivo da campanha. Porque vou entregar brindes? Para dar a conhecer a minha marca? Comemorar uma data importante para a empresa? Para distribuir num evento? Para recuperar antigos clientes? Captar novos? Pense bem no que pretende e adeque o brinde ao seu objetivo.

 

3)  Do que gostam os meus clientes?

De que vale ter o brinde à imagem da nossa marca se os clientes não o quiserem? Ou receberem-nos e não olharem para ele mais do que 2 segundos? É dinheiro e tempo perdidos. Portanto, além de ser adequado à sua empresa e ao seu objetivo, é importante que agrade ao seu cliente. 

Brindes personalizados têm uma maior probabilidade de serem lembrados pelo consumidor. Brindes com uma utilidade duradoura tendem a ter um maior relacionamento com o cliente.

Por exemplo, se a sua empresa comercializa telemóveis, distribuir powerbanks poderá ser uma boa ideia, se por outro lado o seu negócio está ligado ao setor automóvel, pode oferecer protetores solares para o carro, será um objeto que o seu cliente verá todos os dias e, quando colocado no vidro, ficará exposto a qualquer pessoa que passe pelo carro do seu cliente. E assim se espalha a sua marca.


4)  Estude o passado

Reflita sobre as suas campanhas anteriores. O que funcionou muito bem e o que não funcionou tão bem. Debata-se nos pontos a melhorar.

O merchandising realizado anteriormente correspondeu aos seus objetivos? Conseguiu retorno? Teve um feedback positivo por parte dos seus clientes? Estude bem o seu passado para alcançar um futuro melhor.


5)  Surpreenda!

Os consumidores são abordados com ofertas de brindes sucessivamente. Diferencie-se dos seus concorrentes. Por vezes a forma como entrega o brinde e a apresentação do mesmo são tanto ou mais importante que o próprio objeto em si.

Ofereça o seu brinde numa embalagem diferente por exemplo. Ou crie desafios que devem ser superados para que conquistem o prémio, por exemplo com uma roleta. Desta forma está a entregar muito mais do que um brinde, está a criar momentos, melhorando a sua relação com o cliente. Não tenha medo de arriscar. Seja diferente!

Já conhece os nossos brindes sustentáveis de cortiça?

Siga estes passos religiosamente e verá que irá obter bons resultados na sua campanha. Já está a imaginar o brinde perfeito para a sua marca? Na BrindeIbérica tornamos a sua ideia em realidade. Conte connosco para o ajudar.

Siga-nos na nossa página do Linkedin.