Destaque

Como distinguir um Brinde de um Presente Corporativo?

Dar brindes e presentes corporativos são práticas cada vez mais comuns dentro das organizações. Estes objetos são importantes para fidelizar clientes, motivar equipas e estreitar relações dentro da empresa. No entanto, errar na escolha do presente pode estragar estes pequenos mimos e gerar o efeito oposto ao desejado. Para que isto não aconteça, é importante que saiba como distinguir um brinde de um presente corporativo.

Qual a diferença entre presentes corporativos e brindes:

Os brindes são itens adquiridos pela empresa para presentear funcionários, contactos, clientes novos e antigos consumidores. Por norma, costumam ser produtos de custo médio ou baixo e adequado para um público mais vasto. É importante que o brinde escolhido não seja genérico e que quem o receba sinta que houve uma preocupação da empresa em oferecer-lhe útil. 

Em suma, é um objeto de baixo valor unitário que é personalizado com a marca de uma empresa patrocinadora. A sua maior intenção é fortalecer relacionamentos e são oferecidos a título de cortesia.

Em oposição, os presentes corporativos são produtos de elevado valor unitário, mais usados para ações de relações com clientes. Por norma, não costumam ser personalizados ou se o são, costumam ser discretos. Estes objetos devem ter maior qualidade e, consequentemente, maior valor agregado. Estes itens também carregam uma estratégia de marketing mas devem passar uma imagem mais sofisticada e atrair maior atenção que as habituais canetas e canecas. São presentes que têm a função de causar um forte impacto a quem os receba.

Vantagens de oferecer presentes corporativos e brindes:

Para além de ser uma forma eficiente de marketing também mostra uma atenção especial para quem os recebe. Este pequeno gesto é o suficiente para mostrar o quanto é que a empresa reconhece e valoriza laços anteriormente construídos. Já para não falar que também reforça a sua visibilidade perante os restantes concorrentes do mercado, o que é sempre um aspeto positivo.

Para que tudo corra bem, antes de iniciar uma campanha deve definir qual é o objetivo principal a alcançar. Pensar numa estratégia para este ponto é importante para que os brindes e presentes a serem dados sejam os mais indicados ao seu público-alvo.

Precisa de ajuda para definir essa estratégia inicial? Nós ajudamos! Para colaboradores e clientes mais antigos não é necessário que o objeto incorpore a história ou o conceito da marca. Consegue adivinhar porquê? É simples. Não existe essa necessidade porque eles já estão familiarizados com a entidade. 

No entanto, para clientes e públicos novos o objeto já deve levar este ponto em consideração para que se torne mais eficiente. É uma forma interessante de mostrar os fundamentos e os valores da sua empresa de uma forma bastante acessível (e barata).

Agora que já está mais esclarecido sobre a diferença entre presentes e brindes corporativos, já pode definir melhor a sua estratégia de marca. Seja qual for a opção que escolha, não se esqueça que a qualidade e utilidade do objeto são fundamentais. Não ofereça algo que será visto como uma pequena lembrança. Tenta sempre marcar os seus clientes e colaboradores para manter boas relações na rede da sua empresa.

Se precisa de ideias para os seus presentes ou brindes, visite a nossa Loja ou o nosso Facebook. Contacte-nos!

Brindes Sustentáveis de Cortiça

“Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente.” Sivaldo Filho   “Sustentabilidade” é uma das palavras (…)